SERVIÇOS
PROJETOS PARA OBTENÇÃO DE FINANCIAMENTOS (INVESTIMENTO) E CAPITAL DE GIRO
Elaboração de *Projeto de Viabilidade Econômico-financeira para subsidiar a captação de recursos (financiamentos) para implantação, expansão e/ou modernização de empresas, priorizando operações com linhas de referência do mercado, tais como FCO, FNO, FNE e BNDES, além de linhas bancárias tradicionais e de outros investidores.
Elaboração de projetos para subsidiar a obtenção de Capital de Giro com linhas de recursos diferenciados e juros atrativos.
(*) Estudo técnico utilizado para subsidiar a análise do empreendimento por parte das instituições financeiras intervenientes. O projeto evidencia todos os elementos e requisitos necessários para se pleitear e obter a linha de crédito desejada, bem como demonstra a capacidade de pagamento da empresa, conjugada com o fluxo de reposição do financiamento proposta.
PORTABILIDADE FINANCEIRA OU OPERAÇÕES ESTRUTURADAS
Assessoria em operações de portabilidade financeira (substituição de operações financeiras já existentes por linhas e/ou produtos mais favoráveis à empresa).
Assessoria na criação de linhas personalizadas para atender ao fluxo de caixa da empresa, tanto para investimento como para capital de giro.
HOME EQUITY (PESSOA FÍSICA)
Solução financeira que vislumbra possibilitar que o patrimônio se transforme em dinheiro liquido para investimentos e outras finalidades.
FINANCIAMENTO A PRODUÇÃO PJ PARA EMPREENDIMENTOS
Solução de captação de recursos para construção de empreendimentos imobiliários e gerenciamento imobiliário inteligente e eficiente, visando garantir a saúde financeira e a organização logística do negócio.
A Volpe conduz todas as operações de forma ética, sob amparo de Termo de Confidencialidade específico, e em consonância com as normas legais pertinentes em vigência.
O QUE COMPETE A VOLPE
Os serviços de consultoria prestados pela Volpe englobam, de modo geral.
Realizar pré-análise da viabilidade do empreendimento proposto.
Prestar suporte à atualização cadastral do grupo empresarial e dos sócios;
Identificar e prestar orientação quanto à obtenção de documentos e certidões necessários à elaboração do projeto;
Estruturar o projeto de viabilidade econômico-financeira - Business Plan - específico para a operação e confeccionar carta-consulta, quando necessário. A elaboração do projeto tem por premissas as diretrizes, informações e documentos disponibilizados pelo cliente, bem como as normas legais e as regras/orientações das instituições intervenientes;
Encaminhar e efetuar o acampamento do projeto junto aos intervenientes;
Prestar suporte ao relacionamento entre a instituição interveniente e o cliente, exclusivamente no âmbito do projeto;
Empreender os melhores esforços no sentido de obter êxito nos projetos sob sua condução. Cabe ressaltar, no entanto, que a aprovação dos projetos é uma deliberação de inteira responsabilidade das instituições financeiras, ou da secretaria de desenvolvimento econômico, conforme o caso.
O QUE NÃO COMPETE A VOLPE
Efetuar o levantamento de documentos e informações necessárias à estruturação do projeto (alvarás, licenças, orçamentos, demonstrativos, financeiros, cotações e etc.);
Prestar consultoria em relação ao modelo de negócio e/ou à atividade operacional do cliente.
PROJETO DE FINANCIAMENTO/CAPTAÇÃO DE RECURSOS - ROTEIRO BASE
PROCEDIMENTOS PRÉVIOS
Elaboração de consulta prévia ao banco (ou proposta de financiamento), a qual servirá de base para a análise do banco sobre a possibilidade de concessão do financiamento pleiteado;
Estabelecimento do limite de crédito da empresa. O banco atribui o limite com base na análise de diversas informações da empresa, tais como: faturamento bruto, lucratividade, evolução do patrimônio líquido e endividamento bancário existente, dentre outros. No caso de implantação de nova unidade/atividade, o estabelecimento do limite de crédito tem por base a projeção dos resultados e a capacidade de pagamento do empreendimento.
Manifestação do banco em relação à continuidade do projeto. Nessa fase, o banco se posiciona sobre a continuidade do projeto, bem como informa sobre a documentação e informações que serão necessárias para a apresentação do estudo.
ELABORAÇÃO DO PROJETO
Estruturação do projeto ( business plan). A Volpe toma por base a estratégia de negócios do empreendimento e a análise das demonstrações contábil-financeiras da empresa; o estudo considera também os cenários existentes e as tendências do mercado;
Encaminhamento do projeto ao banco. Nessa etapa, a empresa deverá disponibilizar toda a documentação e informações necessárias para que a Volpe possa estruturar o projeto.
LIBERAÇÃO DO RECURSO
Análise do projeto e da respectiva documentação de apoio.
Em sendo aprovado o projeto, o banco relaciona, se for o caso, *condicionantes a serem observadas e/ou cumpridas a fim de efetuar a contratação da operação. (*) apresentação de documentos complementares (ainda não anexados ao projeto), tais como licenças, certidões negativas, alvarás, orçamentos etc.; determinação do valor a ser depositado como contrapartida da operação; determinação das garantias necessárias e avais dos sócios, dentre outros. Nessa fase, são realizados ajustes finais ao projeto (se necessário), prosseguindo-se com a elaboração do contrato e liberação dos recursos.
CUSTOS
A VOLPE ADOTA O MODELO DE REMUNERAÇÃO UTILIZADO PELO MERCADO, COMPOSTO DE:
Taxa de Contratação (valor fixo) - valor destinado ao custeio das despesas e atividades necessárias à elaboração do projeto.
Honorários ou Taxa de Sucesso (percentual sobre o financiamento contratado).
O pagamento dos honorários somente ocorre com o êxito da operação; ou seja, o cliente só efetuará esse pagamento se a operação for efetivamente contratada.